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Revisão Óleo e Filtros

Na Klasse Rei, fazemos a revisão da sua viatura de acordo com o recomendado pela Marca oficial da mesma.

O sistema de lubrificação é um sistema muito importante para que o motor do automóvel funcione em um regime normal, com o rendimento e consumo desejado. Este sistema é o responsável pela preservação e vida útil dos componentes móveis do motor de combustão interna.

Os filtros de ar, de óleo e de combustível são peças fundamentais para o funcionamento do motor do seu carro. Têm o papel de evitar a entrada de impurezas. Para quem usa carro com ar condicionado, há ainda o filtro específico do ar. Todos devem ser verificados nas revisões periódicas.

O Filtro de combustível é responsável por atacar as impurezas do álcool ou da gasolina antes do combustível queimar. Fica entre o tanque e o motor para evitar que partículas acumuladas durante o transporte e armazenamento, como pó, ferrugem, água e sujidade no tanque do veículo cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor. Em média é recomendado trocar entre 10 mil e 15 mil quilómetros.

O Filtro de ar tem a função de separar e eliminar as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão, evitando desgaste prematuro de peças móveis do motor, como pistões e biela. Está para o carro como os pelos do nariz estão para as pessoas. Deve ser trocado a Cerca de 10 mil quilómetros, em média. Os filtros do ar não podem ser limpos com jato de ar, pois isso irá danificar os poros do meio filtrante.

O Filtro de óleo é desenvolvido para eliminar impurezas como partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas derivadas da combustão. O contato das peças internas do motor, como os pistões, podem deixar impurezas. Aí entra a importância do filtro. Até à10 anos atrás falava-se que o filtro de óleo poderia ser trocado a cada duas ou três trocas de óleo. Muitas marcas aconselham a troca do filtro sempre junto com o de óleo, geralmente entre 10 mil e 15 mil quilómetros.

O Filtro de Habitáculo filtra o ar que vem da rua para dentro dos carros com ar condicionado e retira odores. Não há prazo de troca por quilometragem. Vai depender de como o condutor usa o carro. Se anda mais em engarrafamentos, por exemplo, o filtro terá duração menor. Por isso, é fundamental a verificação periódica, pelo menos a cada 20 mil quilómetros.