A Correia da distribuição tem a missão de estabelecer a ligação mecânica entre o bloco e a cabeça do motor e transmite o movimento de rotação da cambota para a árvore de cames, que aciona as válvulas. Por isso mesmo, esta correia não pode sofrer qualquer dano, sob pena de danificar irremediavelmente o motor. O movimento por ela realizado tem de ser muito preciso e a sua tensão tem de estar sempre de acordo com os parâmetros preconizados pelo construtor, para que o excesso de folga não ocasione desgaste prematuro ou desengrenagem da própria correia.
Esta é uma peça em borracha que deverá ser substituída na grande maioria dos motores em torno dos 90 mil km, ainda que existam construtores que garantem uma maior duração. É um componente dispendioso, que faz com que a fatura da revisão suba consideravelmente, mas é de extrema importância para garantir o bom funcionamento da unidade motriz.
Não fique a pé! A substituição atempada das correias, tensores e bomba de água é fundamental para a sua segurança e da viatura.
Fazemos a sua substituição de acordo com as recomendações do fabricante.